CURSO:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A ação de planejar no interior da escola
PLANO DE AULA
1 – Dados do plano de
Aula
Nome do prof/cursista:
|
Maria Amélia Alves Mendes de Souza
|
Ano de Referência:
|
2012
|
Unidade Escolar:
|
Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito
|
Etapa de Ensino: (EF, EM, EJA)
|
Ensino Fundamental
|
Ano/Fase/Módulo:
|
3º Ano
|
Período: (1Bim., 2Bim., 3Bim, 4Bim)
|
4º Bimestre
|
Turno: (Mat/Vesp/Not)
|
Vespertino
|
Disciplina:
|
História
|
Turma(s): (especificar as turmas)
|
3º Ano “A”
|
Quantidade de aulas: ( nº. de aula
)
|
03 aulas
|
Início: (data da 1ª aula)
|
29/10/2012
|
Término: (data da última aula)
|
09/11/2012
|
2 _ Conteúdos (Selecione os Conteúdos do Referencial Curricular)
Higiene e Saúde – A História
dos hábitos de Higiene no Brasil
3 _ Habilidades e competências
(Selecione as Habilidades/Competências do Referencial Curricular)
·
Compreender a história dos costumes e hábitos de
higiêne.
·
Ser capaz de propor ações coerentes para a
melhoria da saúde.
·
Reconhecer a importância dos hábitos de higiene
relacionando-os a uma boa saúde.
·
Compreender que a falta de higiene pessoal causam prejuízos à saúde.
·
Identificar que alguns hábitos de higiene são
herança cultural adquirida dos índios.
4 –
Atividades/Metodologias
(Metodologia/Atividades a serem desenvolvidas (Registrar, detalhadamente, as atividades, metodologias, ambientes e recursos tecnológicos/midiáticos que serão utilizados, é o passo a passo do desenvolvimento da sua aula)
1ª
Aula: Reunir
a turma na Sala de Tecnologia para realizar uma pesquisa na internet sobre as
condições de Higiene no Brasil Colônia.
Links
sugeridos:
2ª
Aula: Exibir
os filmes do Youtube:
·
História higiene: http://www.youtube.com/watch?v=SYqEkdwlc9Y
·
Higiene bucal e íntima: http://www.youtube.com/watch?v=UPxASyD6fl0
3ª Aula: Na sala de tecnologia, os alunos irão entrar
em um editor online de histórias em quadrinhos: http://www.maquinadequadrinhos.com.br
. Depois de visualizar e conhecer a
página, reunidos em grupo, os alunos irão efetuar o cadastro de um aluno do
grupo para depois criar uma história em quadrinhos utilizando o tema “Hábitos
de Higiene no Brasil Colônia”.
Aparelho
de DVD
|
Aparelho de Som
|
Cartaz
|
Celular
|
Computador (STE) x
|
Data Show x
|
Episcópio
|
Filme x
|
Folder
|
Gibi x
|
Gráfico
|
Imagem x
|
Jornal
|
Laptop
|
Livro
|
Mapa
|
Máquina Fotográfica x
|
Música
|
Notebook
|
Projetor Proinfo Integrado
|
Rádio
|
Retro Projetor
|
Revista x
|
Tablet
|
Televisão
|
Texto x
|
Lousa
|
– Avaliação
(Avaliação da aprendizagem)
A avaliação acontecerá em todos os momentos das aulas, levando em conta a participação nas reflexões coletivas sobre a importância dos hábitos de
higiene para a saúde ao longo da história do Brasil. Também será avaliado o interesse nas atividades realizadas na
sala de tecnologias.
Auto-avaliação
|
Avaliação por conceito
|
Debate x
|
Outros
|
Prova dissertativa bimestral
|
Prova dissertativa mensal
|
Prova escrita
|
Prova escrita bimestral
|
Prova escrita mensal
|
Relatório de aula prática
|
Relatório individual
|
Seminário
|
Trabalho de pesquisa escrito em grupo
|
Trabalho de pesquisa escrito individual
|
Trabalho de pesquisa on-line em grupo x
|
Trabalho de pesquisa on-line individual
|
6 – Observações
(Observações do Professor)
É preciso conhecer o site: http://www.maquinadequadrinhos.com.br
, com antecedênciaJá criei minha tirinha com assunto da aula. Veja:
Achei o máximo este site http://www.maquinadequadrinhos.com.br, a gente fica tão entusiasmada quanto uma criança que ganha um brinquedo novo. Amei!!!
ResponderExcluirParabéns! Belo trabalho...
ResponderExcluirObrigada!!!!
ExcluirNão consigo acessar o site máquina de quadrinhos...
ResponderExcluir