Um assunto muito preocupante nos dias de hoje é o valor dos textos escritos e dos editores de textos na escola e para os
profissionais que trabalham com a educação. A comunicação digital é,
num primeiro momento, baseada na escrita. Mesmo que em algum tempo
sejamos todos bastante hábeis em produzir vídeos, áudios, imagens etc., a
escrita não deixará de ser importante. Provavelmente, ela assuma outros
papéis relevantes dentro da comunicação digital.
É notório que educação é essencialmente comunicação. O
diálogo, seja ele oral ou escrito, nos leva ao importante processo de
organização do próprio pensamento. De maneira simples, podemos dizer que
a comunicação de uma ideia inicia com um intenso processo de reflexão,
análise e síntese de nossos saberes acerca de um tema. Quem de nós já
não passou pela experiência de descobrir “lacunas” na compreensão de
determinado conteúdo, quando tentava apresentá-lo a alguém?
No
dia-a-dia em sala de aula, são diversas as formas utilizadas para
expressar saberes. Mas, certamente a base principal do nosso sistema de
ensino é a leitura e, na sua recíproca, a escrita. A cultura de escola é
uma cultura letrada, com pouca ou nenhuma presença de outras formas de
textualidade, o letramento
está presente na maioria dos materiais didáticos, como livros,
apostilas, textos de jornais, revistas. A apresentação de trabalhos dos
estudantes também é frequentemente solicitada de forma escrita. Poucas
são as solicitações de produções que privilegiem o oral, o imagético
etc.
O nosso sistema de ensino é baseado na leitura e na escrita, o
que o torna pouco atrativo ao nosso aluno, enquanto que a rede com suas
múltiplas mídias e novas formas de interação leva o aluno a apresentar
mais interesse em aprender. (Fonte:http://www.eproinfo.mec.gov.br)
Meu comentário:
Meu comentário:
Baseando no texto, discutimos sobre as vantagens e desvantagens da escrita digital. Como nossos alunos tem se comportado diante do mundo digital que impera na atualidade.
Observamos que as crianças sabem navegar facilmente neste mundo das novas mídias, mas não sabem aonde devem chegar, não sabem fazer um uso consciente desses recursos. Então, cabe aos professores a tarefa de orientar, de intermediar o conhecimento.
Observamos que as crianças sabem navegar facilmente neste mundo das novas mídias, mas não sabem aonde devem chegar, não sabem fazer um uso consciente desses recursos. Então, cabe aos professores a tarefa de orientar, de intermediar o conhecimento.
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