terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dramatização - Dia da Árvore

Autora: Maria Miranda de Souza

Uma árvore completa, desenhar em partes e montar fala para cada parte da planta.

Escolher 05 crianças e distribuir cada parte da planta. (raiz, caule, folha, flor e fruto).

1º: Fala a árvore:

- Oi turma!

- Eu sou a árvore.

- Sou muito importante para a natureza. Se eu não existisse, nem existiria vida na terra.

Eu purifico o ar, dou sombra, frutos, protejo o solo.

2ª Fala, a folha:

- Ei, dona árvore!

- Eu também sou importante!

- Sou o pulmão da senhora, esqueceu?

- É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa.

- Eu sou a Folha!

3ª Fala, a flor:

- Ri e fala:

- Ora esta! Era só o que me faltava.

- Eu é que sou a mais importante de todos na natureza!

- Sou bela, cheirosa,delicada.

- Embelezo e perfumo tudo à minha volta, além de me transformar em deliciosos frutos.

- Eu sou a Flor!

4ª Fala, o fruto:

- Calma aí, dona flor!

- Venho da senhora, mas também sou importante.

- Sou um alimento doce, delicioso, cheiroso que todos os seres vivos precisam, para ter uma vida saudável.

EU sou o fruto!

5ª Fala, o Caule:

- Ei, vocês se esqueceram de mim?

- Quem sustenta a folha, a flor, o fruto?

- Quem carrega o alimento para todos vocês?

- Sou eu Claro! O mais importante

O Caule.

6ª Fala, a Semente:

- Pois é, vocês se julgam os mais importantes, mais se não fosse por mim, vocês nem existiriam.

- Eu sou a semente e todos dependem de mim.

7ª Fala, entra a Raiz:

- Puxa vida, como estou cansada!

- É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida.

- Por que vocês discutem quem é mais importante?

- Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes.

- Eu sou a Raiz.

A seguir todos se abraçam, colocam a árvore no meio do círculo e juntos dizem viva o dia da árvore.

Sugestão: Cantar alguma música que fale de árvores

Fonte: http://modeloseducacionais.blogspot.com/2007/09/dramatizao-para-o-dia-da-rvore.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário