segunda-feira, 17 de maio de 2010

12 passos para salvar a Terra

Adotando um novo hábito a cada mês, você pode se tornar uma pessoa ecologicamente correta e ajudar o planeta a respirar mais aliviado.
A HORA DA MUDANÇA
Dentro de casa, sem perceber, causamos inúmeros prejuízos ao meio ambiente: esbanjamos luz, água e combustível. Então, que tal mudar aos poucos? Recorte o roteiro abaixo e cole em sua geladeira. A cada mês, incorpore uma dessas atitudes na sua vida. Você vai ver que tornar-se uma pessoa ecologicamente correta pode ser muito mais fácil quando damos um passo de cada vez.
JANEIRO
Vá a pé comprar pão na padariaAposente o carro e outros meios de transporte sempre que possível. Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2), e a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Ao andar a pé ou de bicicleta, você ajuda a reduzir as concentrações desse gás e faz o planeta ficar menos poluído.
FEVEREIRO
Troque as lâmpadas da sua casaSubstitua aquelas lâmpadas incandescentes (geralmente amarelas) pelas fluorescentes (as brancas). Apesar de serem um pouco mais caras, elas duram até dez vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica. Outra atitude para reduzir o gasto com energia é aproveitar ao máximo a luz do sol.
MARÇO
Separe o lixo para reciclagemEssa dica é batida, mas é sempre bom voltar ao assunto. Passe a separar o lixo na sua casa em seco e molhado. Isso é fundamental, porque um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel reciclável. No lixo seco vão papéis, vidros e plásticos. No molhado ficam os restos de comida. Reúna os vizinhos e organize um sistema de coleta seletiva.
ABRIL
Faça um trabalho voluntárioQue tal participar de uma ONG que ajuda a salvar o planeta? Além de contribuir com o meio ambiente, a sensação de tornar o mundo melhor funciona como um antídoto contra a falta de confiança. Não faltam áreas para atuar: defesa de rios, plantas e bichos, combate ao desperdício e à poluição nas cidades. Procure entidades de sua região e verifique como ajudá-las.
MAIO
Só gaste o necessárioVocê já parou para pensar que a maneira como gasta seu salário tem um impacto na sustentabilidade do planeta? Pode parecer exagero, mas não é. O consumo excessivo é um dos grandes vilões da degradação ambiental. E você pode influenciar a responsabilidade ambiental das empresas. Sempre prefira produtos de quem respeita o meio ambiente. E evite o desperdício: use ao máximo o que você compra.
JUNHO
Use sacolas de panoCada família brasileira usa, em média, 66 sacolas plásticas de supermercado por mês. E o pior: como essas sacolinhas são feitas de um plástico muito fino, elas não podem ser recicladas junto com outros plásticos. Para evitar toda a poluição que essas vilãs causam, o ideal é trocá-las por alternativas ecologicamente corretas. Leve sua própria sacola ao mercado, de preferência de pano.
JULHO
Plante uma árvoreQue tal aproveitar as férias para dar uma cara nova ao seu quintal ou àquela praça sem vida da vizinhança? Você pode até achar que não, mas essa pequena atitude tem um efeito muito grande para o meio ambiente. Uma única árvore pode absorver até uma tonelada de CO2 durante sua vida, o que contribui muito para a proteção do meio ambiente. E plantá-la nem dá tanto trabalho assim!
AGOSTO
Incentive seus filhosO bom exemplo começa em casa. As crianças devem ser educadas para construir um mundo saudável e recuperar os estragos. O papel das mães nesse processo é fundamental. Incentive seu filho a entrar em contato com a natureza. Leve-o para participar de um grupo de escoteiros ou cuidar das plantas do quintal. Ou plante uma horta em casa e estimule os pequenos a cuidar dela.
SETEMBRO
Aprenda a "se desligar"Adquira o ótimo hábito de tirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando eles não estiverem sendo usados. Cerca de 5% da energia usada em residências é consumida para manter os aparelhos em stand by, ou seja, modo de espera. Isso vale inclusive para carregadores de celular e baterias, que gastam energia mesmo que não estejam conectados a nenhum aparelho.
OUTUBRO
Deixe a grama crescerPequenas atitudes como essa ajudam a economizar água. A grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros a mais do que o normal.Assim, você evitará a aparição de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de regar. Também vale reaproveitar a água da chuva. Capte-a em um galão e depois use-a para regar o jardim ou lavar a varanda.
NOVEMBRO
Preste atenção nas embalagensQuando for ao supermercado, preste atenção nas embalagens. Alguns selos estampados nos produtos indicam que o fabricante é correto no que faz. Vale a pena gastar mais tempo e checar, por exemplo, se as compras trazem o Selo Verde, do Conselho Nacional de Defesa Ambiental, que é dado a produtos que não causam danos à natureza.
DEZEMBRO
Doe aquilo que você não quer maisVocê costuma fazer aquela faxina de final de ano e jogar um monte de coisas no lixo? Pode parar! Muito daquilo que não tem mais serventia para você pode ser útil para outras pessoas. Por isso, aprenda a doar. Doe roupas, calçados, brinquedos, etc. Até mesmo aquela pilha de papéis pode ser doada para instituições. Com isso, você ajuda a evitar o desperdício.
Fonte: http://www.planetasustentavel.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário