terça-feira, 29 de março de 2011

PRÓ LETRAMENTO - JOGO CONTIG 60

Este jogo foi desenvolvido pelo norte-americano John C. Del Regato, que levou muitos anos para conseguir dar a ele o formato atual, tanto em relação ao tabuleiro quanto às regras.

Material
Tabuleiro
25 fichas de uma cor.
25 fichas de cor diferente.
3 dados.

Objetivos: desenvolvimento do cálculo mental com as quatro operações básicas da matemática, capacidade de resolver problemas, raciocínio-lógico matemático e estratégia.

Número de participantes: dois jogadores ou duas duplas.

Regras: Defini-se inicialmente o número de pontos necessários para ganhar o jogo (30 ou 40 pontos). Os adversários jogam alternadamente. Cada jogador joga os três dados, constrói uma sentença numérica usando os números indicados pelos dados e uma ou duas operações diferentes. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4 o jogador poderá construir (2 + 3) x 4 = 20. O jogador, nesse caso, cobriria o espaço marcado com o número 20 com uma ficha da sua cor. Só é permitido usar as quatro operações básicas. Um ponto é ganho por colocar uma ficha ao lado de outra ficha qualquer. Se posicionar sua ficha ao lado de três outras fichas (na horizontal, vertical ou diagonal) leva três pontos. A cor das fichas nos espaços ocupados não faz diferença. Se um jogador passar sua jogada, por acreditar que não é possível fazer uma sentença numérica com aqueles valores dos dados, o adversário terá uma opção a tomar. Se o adversário achar uma jogada com os dados jogados pelo colega, ele pode fazer antes de sua própria jogada. Ele ganhará neste caso, o dobro do número de pontos, e em seguida poderá fazer sua própria jogada. O jogo termina quando o jogador conseguir atingir o número de pontos definidos no início do jogo ou ao colocar 5 fichas da mesma cor em linha reta sem que nenhuma ficha do adversário intervenha. Essa linha poderá ser horizontal, vertical ou diagonal.

RACIOCÍNIOS ENVOLVIDOS
- Resolução de problemas.
- Cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, probabilidade.
- Lógico: observação, hipótese e experimentação, raciocínio dedutivo, raciocínio indutivo,combinatória.
- Geométrico/Espacial: direcionalidade.

MODELO DE TABELA

Um comentário:

  1. Bom dia Prof. Maria, estou fazendo um trabalho na faculdade, e decidi usar o contig 60, você poderia indicar alguma bibliografia do jogo. Obrigado.

    ResponderExcluir