quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tecnologias na Educação - Portfólio

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.4
Alun(o)a: Maria Amélia Alves Mendes de Souza


UNIDADE 1
(Tecnologia na sociedade, na vida e na escola)

Acreditando que o professor é um eterno estudante e que deve estar em constante processo de aprendizagem é que me inscrevi neste curso.
No primeiro módulo, “Tecnologia na sociedade, na vida e na escola” , desenvolvi as seguintes atividades a respeito do assunto:
Na Atividade 1 , me apresento como educadora e como eterna aprendiz. As Atividades 2 e 6 foram postadas no Diário de Bordo, onde comentei sobre o uso das tecnologias na escola e na sociedade. No Fórum1 , tive oportunidade de conhecer melhor minha turma, expor minha opinião sobre o papel do educador e de também conhecer a opinião de meus colegas. Para realizar a atividade 3, primeiro assisti ao vídeo do Professor Ladislau e no Fórum2 registrei minha opinião e comentei a dos meus colegas.- Os diálogos entre os colegas no fórum servem para enriquecer nosso conhecimento e interagir com o grupo. Muito legal essa atividade. Na Atividade 4, montei slides citando as tecnologias existentes e como são utilizadas em minha escola. Aprendi muito com esta atividade, pois nem sabia trabalhar com o programa. “Mas eu dou conta dessa ....” rsrsrs. E consegui!Eu nunca tinha feito uma apresentação em PowerPoint, gostei muito. A Atividade 5, foi pesquisada no Portal do Professor, onde escolhi a aula “Reciclar Papel: uma atitude consciente!”. Para desenvolver a próxima atividade, pesquisei um projeto que utilize tecnologias no site http://www.curtanaescola.com.br/ , um site muito bom com vários filmes de curta metragem que podem ser utilizados em sala de aula. Escolhi o curta: “Ilha das Flores” na lista de filme do acervo do site. Utilizando várias tecnologias, escolhi o Projeto “Uma Verdade Vesconhecida”, elaborado e desenvolvido pelo Prof. Antonio Evaldo, da Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones, em Caxias do Sul – RS”. Postei a Atividade 7, e parti para a última atividade do Módulo I, que é a apresentação do projeto pesquisado através de slides. E finalmente, na Atividade 8 , apresentei de forma sintética, o projeto “Uma Verdade Desconhecida”, usando o programa PowerPoint, elaborei os slides para apresentar aos meus colegas no próximo encontro. As atividades 4 e 8 foram apresentada para os meus colegas no encontro presencial do dia 29 de Junho de 2009. Me empolguei muito com as atividades do primeiro módulo. Estou adorando o curso.

Unidade2
(Internet, Hipertexto e Hipermídia)



Iniciei a Unidade2 navegando em hipertextos na página da Wikipédia. Conheci o que é hipertexto e procurei explorar vários hiperlinks. Como trabalho em uma escola especial - APAE, pesquisei sobre "Deficiência Mental". Muito interessante trabalhar com hiperlink.
Elaborei a Atividade2.1/2AeB produzindo um pequeno texto no editor de texto onde pude relatar sobre minha experiência de navegação.
A Atividade 2.3 foi realizada no Fórum. Comentei os textos produzidos pelos colegas.
A Atividade 2.4 estou realizando agora: a criação de meu portfólio. Utilizando o conhecimento adquirido durante o curso, estou criando o que se chama de Hiperfólio, (um portfólio com hipertexto). Tentei inserir os links direto do site eproinfo, mas como demora muito abrir a página para visualização, achei melhor inserir todas as atividades no meu blog para depois linkar.
A atividade 2.5 deveria ser elaborada em dupla. Mas nos organizamos na APAE, as quatro professoras (Neuzimar, Dilna, Moralda e Silvana Cristina), a coordenadora Pedagógica Lucimara e eu que sou a Diretora Pedagógica. Planejamos três atividades e as desenvolvemos envolvendo todos os alunos da escola. Foi muito legal. Os alunos adoraram.
Na atividade 2.6 desenvolvemos o que foi planejado anteriormente. Fotografamos todos os alunos da escola e montamos a atividade no PowerPoint. Procuramos uma imagem na internet. Fizemos algumas alterações, inserindo o símbolo da APAE. Adicionamos à imagem o nome de todos os alunos com link da foto.
Toda a experiência foi registrada e postada na Biblioteca como atividade 2.7 , onde descrevo o projeto que desenvolvi, as características da turma em que foi experimentado, os resultados obtidos, conclusões, etc.
Concluí esta unidade com a atividade 2.8, onde criei um Pôster no PowerPoint, para apresentar aos colegas no próximo encontro presencial.

Unidade3
(Prática pedagógica e mídias digitais.)




Começamos a terceira unidade postando a Atividade 1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento:

  • "Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"

Na atividade 2 assisti a um filme no Portal Curtas. Escolhi o curta metragem "Ilha das Flores". Inclusive já fiz uma atividade na primeira unidade, onde pesquisei um projeto que utilizava esse filme.
O curta "Ilha das Flores" é um filme ótimo para ser utilizado em sala de aula. O filme serve de ponto de partida para inúmeros projetos de temas transversais. Pode ser utilizados por todas as disciplinas. Ao assistir o filme podemos perceber que todas as disciplinas estão interligadas. Este documentário mostra com precisão a crise de civilização em que a sociedade "moderna" está inserida. É inconsebível se falar em desenvolvimento com um quadro social com estas variáveis de pobresa e desrespeito sócio ambiental, precisamos destribuir os recursos economicos e naturais de forma equitativa, caso contrário não podemos pensar em futuras gerações.

No portal podemos visualizar vários relatos do filme:

http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/comentsprof.asp?Cod=647

Ilha das Flores é um dos melhores curta metragem que já assisti.

Na Atividade 3 deste módulo entrei no Portal do Professor, Recursos Educacionais, assisti e analisei alguns vídeos interessantes, depois comentei no Fórum: "Recursos Digitais. Avaliação de Produtos Multimídia".

A atividade 4 também foi postada no Fórum: Depois de explorar os recursos audiovisuais existentes na escola ou "Vídeos da TV Escola" , fiz meu comentário no Fórum: "Avaliação de Produtos Multimídias.
Na atividade 5/6 foram realizadas em grupo, onde elaboramos duas proposta de trabalho com mídias digitais. Utilizando o PowerPoint elaboramos a apresentação de Semana do Excepcional e Semana da Pátria e publiquei em Biblioteca:"Proposta de atividade".

As atividades 7/8, também em grupo, executamos com os alunos a aula planejada na atividade 5/6.

A atividade 9 foi assim realizada:

  1. No Editor de Texto: acrescentamos os dados ao registro iniciados na atividade 5/6.
  2. No Editor de Apresentação: preparamos um documento descritivo da atividade planejada e executada e publicamos no Blog pois não conseguimos postar no ambiente e-proinfo pois o arquivo é grande.
  • Semana do Excepcional: formatamos as fotos e vídeos de toda a programação no Movie Maker. Utilizamos a música Apaixonado por você do Grupo Tradição, ficando o nosso vídeo muito animado.
  • Semana da Pátria (Sonhei com um Brasil melhor): também organizamos todos os trabalhos realizados em comemoração à Pátria e editamos no Movie Maker. Incluímos o teatro interpretando a música Sonhei de Wagner Roberto. Os alunos ficaram muito empolgados. E quando viram o trabalho final... eles assistiram ao vídeo no DVD/TV... ficaram alucinados... riam...gritavam...não acreditavam que eram eles que estavam na tela da TV. Muito emocionante...

No encontro presencial apresentamos os dois filmes que nosso grupo do Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito, uma escola especial mantida pela APAE de Inocência-MS.

A atividade 10 foi postada no Fórum "Avaliação", onde cada grupo avaliou as apresentações postadas pelos demais grupos, deixando um comentário com críticas ou sugestões.

Nossos trabalhos foram elogiados por todos.

Ufá....finalmente o último módulo está a caminho...

Unidade4

Currículos, Projetos e Tecnologia



A Atividade 1 deste módulo foi realizada na aula presencial e postada do Diário de Bordo argumentos sobre as diferentes formas do aluno aprender.
A Atividade 2 foi realizada no Fórum: "Possibilidades de contribuições das tecnologias"., onde comentei sobre as característica das teclogias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.

A Atividade 3/5, entrei no portal do professor, conheci alguns projetos envolvendo o uso das tacnologias e que favoreciam a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens. Reeaboramos os nossos Planos de aula "Semana da Pátria" e "Semana do Excepcional",conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Nosso Plano foi postado no Eproinfo/Biblioteca.

Na Atividade 6, desenvolvemos o nosso plano de aula e relatamos no Fórum"Relato de projetos de trabalho".

Na atividade 7, apontei alguns conceitos de curriculo e TIC e comentei as idéias dos colegas.

Terminamos o curso com atividade 8, onde naveguei no Portal do Professor, explorando as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração. Fiz um relato sobre a minha experiência com projeto usando tecnologia no currículo. Li os relatos postados nesse ambiente e comentei alguns.

No encontro presencial mostraremos os trabalhos reelaborados.

Vejam nossa confraternização de final de curso...

Foi só água que Deus mandava....

...mas no final tudo deu certo.


Um comentário:

  1. Que saudade!! ótimos momentos, turma deliciosa e o melhor de tudo: não é só festa: desenvolveram trabalhos surpreendentes durante o curso!!

    voces são dez!!!

    ResponderExcluir