terça-feira, 29 de março de 2011

PRÓ LETRAMENTO - JOGO CONTIG 60

Este jogo foi desenvolvido pelo norte-americano John C. Del Regato, que levou muitos anos para conseguir dar a ele o formato atual, tanto em relação ao tabuleiro quanto às regras.

Material
Tabuleiro
25 fichas de uma cor.
25 fichas de cor diferente.
3 dados.

Objetivos: desenvolvimento do cálculo mental com as quatro operações básicas da matemática, capacidade de resolver problemas, raciocínio-lógico matemático e estratégia.

Número de participantes: dois jogadores ou duas duplas.

Regras: Defini-se inicialmente o número de pontos necessários para ganhar o jogo (30 ou 40 pontos). Os adversários jogam alternadamente. Cada jogador joga os três dados, constrói uma sentença numérica usando os números indicados pelos dados e uma ou duas operações diferentes. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4 o jogador poderá construir (2 + 3) x 4 = 20. O jogador, nesse caso, cobriria o espaço marcado com o número 20 com uma ficha da sua cor. Só é permitido usar as quatro operações básicas. Um ponto é ganho por colocar uma ficha ao lado de outra ficha qualquer. Se posicionar sua ficha ao lado de três outras fichas (na horizontal, vertical ou diagonal) leva três pontos. A cor das fichas nos espaços ocupados não faz diferença. Se um jogador passar sua jogada, por acreditar que não é possível fazer uma sentença numérica com aqueles valores dos dados, o adversário terá uma opção a tomar. Se o adversário achar uma jogada com os dados jogados pelo colega, ele pode fazer antes de sua própria jogada. Ele ganhará neste caso, o dobro do número de pontos, e em seguida poderá fazer sua própria jogada. O jogo termina quando o jogador conseguir atingir o número de pontos definidos no início do jogo ou ao colocar 5 fichas da mesma cor em linha reta sem que nenhuma ficha do adversário intervenha. Essa linha poderá ser horizontal, vertical ou diagonal.

RACIOCÍNIOS ENVOLVIDOS
- Resolução de problemas.
- Cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, probabilidade.
- Lógico: observação, hipótese e experimentação, raciocínio dedutivo, raciocínio indutivo,combinatória.
- Geométrico/Espacial: direcionalidade.

MODELO DE TABELA

sexta-feira, 25 de março de 2011

Trezinho numérico da Dona Galinha


Elaborei uma atividade lúdica de ordenação de números naturais na reta numérica, para ser apresentada no curso do Pró Letramento.

Nesta atividade confeccionei um trenzinho de EVA. Chamei-o de Trenzinho da Dona Galinha. Em cada vagão coloquei ovinhos e os alunos deveriam colocar o número correspondente. Para fixar os números coloquei um velcro no vagão e no número.

Contei uma história em que a galinha foi passear, mas deveria levar todos os seus ovinhos organizados nos vagões. Nós temos que ajudar a dona Galinha a marcar a quantidade de ovinhos em cada vagão. O trenzinho possui dez vagões e ovinhos distribuídos nos vagões em quantidades de zero a nove.

A atividade consiste em distribuir aleatoriamente números de EVA para os alunos sinalizar os vagões de acordo com a quantidade de ovinhos inseridos dentro de cada vagão. Nesta atividade também destaquei o posicionamento dos números em ordem crescente.

PRÓ LETRAMENTO- Jogo Kalah

O kalah jogo estudado pelos cusistas do Pró-letramento em Matemática, ajuda a desenvolver a atenção e a concentração da garotada, pois uma jogada errada se transforma em vantagem para o adversário. A capacidade de antecipação é outra importante competência que os alunos adquirem com este jogo de atenção. O objetivo dos competidores é acumular o maior número de sementes, mas nem sempre a melhor jogada é a que possibilita conseguir uma grande quantidade delas de uma só vez. Durante a brincadeira, os pequenos também vão ficar craques na contagem, já que precisam controlar as sementes a cada jogada. As atividades com jogos enriquecem o seu planejamento, mas antes de incluir o kalah nas aulas é importante estudá-lo bem.
Cabe ressaltar que quando propomos às crianças atividades que promovem a aquisição de conhecimento, qualquer jogo pode ser utilizado. Pois a questão não está no material, mas no modo como ele é explorado.

JOGO KALAH

A História

Este jogo faz parte de uma família de cerca de 200 jogos denominados Mancala que, na sua variedade, ficou conhecida como o “jogo nacional da África”. A palavra Mancala origina-se do árabe naqaala que significa mover.
Sua origem mais provável é o Egito. A partir do vale do Rio Nilo aqueles jogos foram se expandindo para o restante do continente africano e Oriente. Existem estudiosos que supõem que os Mancalas possuem cerca de 7000 anos, o que levaria a acreditar serem estes os jogos mais antigos do mundo.
Acredita-se que os Mancalas teriam sido trazidos para as Américas pelos escravos africanos, o que seria mais uma contribuição cultural dos negros ao novo continente.
Os tabuleiros destes jogos podem ser feitos de diferentes materiais: madeira esculpida, sulcos cavados no solo, ou mesmo confeccionados em papel.
Os jogos Mancala admitem várias versões. Aqui trataremos do jogo Kalah que era utilizado na Argélia, onde as pessoas faziam sulcos cavados no solo e jogavam, originalmente, com sementes.
O Kalah é um jogo de estratégia1 pouco conhecido no ocidente e bastante difundido no continente africano e parte do asiático.
O jogo Kalah é composto por um tabuleiro retangular com doze casas distribuídas nas laterais do retangulo: duas (chamada Kalah) situadas no centro das laterais e um grupo de cinco casas, localizado no sentido do comprimento das laterais maiores. Joga-se com trinta e duas sementes iguais.(Fonte: Apostila Pró Letramento)

MATERIAL
Tabuleiro
32 peças (16 para cada jogador)

OBJETIVO
O kalah (espaço circular) contendo o maior número de peças ao final do jogo indicará o
vencedor. Caso os dois kalahs tiverem o mesmo número de peças um empate será declarado.

REGRAS
1) Para iniciar o jogo distribui-se 3 peças em cada espaço, com exceção dos centrais que
deverão conter 4 peças. Os Kalah deverão estar vazios no início do jogo.
2) Os jogadores fazem suas jogadas alternadamente, procurando sempre acumular peças em seu
kalah.
3) Cada jogador, na sua vez, pega todas as peças em um dos espaços do seu lado do tabuleiro,
colocando-as uma a uma em cada espaço seguinte. A direção deverá ser da esquerda para a
direita.
4) Um jogador não deverá colocar peças no kalah do adversário.
5) Se a última peça colocada cair no kalah do jogador ele tem direito a jogar de novo. Essa regra
pode se repetir várias vezes numa mesma jogada, basta que a última peça colocada caia no kalah
várias vezes seguidas.
6) Se a última peça colocada pelo jogador cair num espaço vazio, do seu lado do tabuleiro, o
jogador “captura” todas as peças do adversário que estiverem no espaço diretamente oposto ao
seu e coloca-as no seu kalah. Neste caso o jogador não ganhará outra jogada neste momento.
7) O jogo termina quando um dos jogadores, na sua vez, não tiver nenhuma peça para
movimentar. Os jogadores comparam seus kalah para determinarem quem tem mais peças e é,
consequentemente, o vencedor.

RACIOCÍNIOS ENVOLVIDOS
- Resolução de problemas.
- Cálculo: contagem, correspondência um a um, igualdade, desigualdade.
- Lógico: observação, hipótese e experimentação, raciocínio dedutivo, raciocínio indutivo.
- Geométrico/ Espacial: direcionalidade

Construí um Kalah com reaproveitamento de materiais
  • 12 fundos de garrafa PET (os dois Kalah são maiores)
  • 32 tampinhas de garrafa PET
  • retalhos e EVA nas cores amarelo e lilás - Cortar tiras de 1,5cm de largura para fazer o acabamento. Nos kalah a tira é de 3cm de largura.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ecoart's - Feira de Reciclagem


Estamos promovendo um grande evento relacionado ao Projeto Sementes do Futuro, a Ecoart's - Uma feira de artesanato com reaproveitamento de materiais. Se possível venha nos prestigiar:


Assim ficou nossa feira de artesanato: